terça-feira, 13 de setembro de 2011

A ÁGUA PODE ACABAR? VAMOS EVITAR!


PROJETO: A ÁGUA POTÁVEL PODE ACABAR? VAMOS EVITAR!


INTRODUÇÃO
Este milênio que está começando, apresenta o grande desafio de evitar a falta de água. Isso ocorreu provocado pelo alto consumo de água em atividades industriais e zonas agrícolas. Infelizmente, apenas 2,5% da água do planeta Terra são de água doce, sendo que apenas 0,08% está em regiões acessíveis ao ser humano.
A água é considerada potável quando pode ser consumida pelos seres humanos. Infelizmente, a maior parte da água dos continentes está contaminada e não pode ser ingerida diretamente. Limpar e tratar a água é um processo bastante caro e complexo, destinado a eliminar da água os agentes de contaminação que possam causar algum risco para a saúde, tornando-a potável. Em alguns países, as águas residuais, das indústrias ou das residências, são tratadas antes de serem escoadas para os rios e mares. Estas águas recebem o nome de depuradas e geralmente não são potáveis. A depuração da água pode ter apenas uma fase de eliminação das substâncias contaminadoras, caso retorne ao rio ou ao mar, ou pode ser seguida de uma fase de tratamento completa, caso se destine ao consumo humano.
JUSTIFICATIVA
Um dos principais problemas que surgiram neste século é a crescente contaminação da água, ou seja, este recurso vem sendo poluído de tal maneira que já não se pode consumi-lo em seu estado natural. As pessoas utilizam a água não apenas para beber, mas também para se desfazer de todo tipo de material e sujeira. As águas contaminadas com numerosas substâncias recebem o nome de águas residuais. Se as águas residuais forem para os rios e mares, as substâncias que elas transportam irão se acumulando e aumentam a contaminação geral das águas. Isto traz graves riscos para a sobrevivência dos organismos.

OBJETIVO
Oferecer aos alunos a possibilidade de apropriar-se de conhecimentos sobre a água, sua importância para o planeta e para a saúde; ajudar a preservar esse recurso natural, evitando o desperdício e o uso indevido.
Mobilizar os alunos para conscientização de que a água doce é extremamente importante para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte no século XXI, alguns desafios devem ser urgentemente superados: o atendimento das necessidades básicas da população, a garantia do abastecimento de alimentos, a proteção dos ecossistemas e mananciais, a administração de riscos, a valorização da água, a divisão dos recursos hídricos e a eficiente administração dos recursos hídrico.
Utilizar os recursos tecnológicos como fonte de pesquisa e instrumento de aprendizagem.
RECURSOS UTILIZADOS:
Computadores, câmeras digital e dvds .


METODOLOGIA:
Será realizada palestras e pesquisa na internet (blogs e enciclopédia,etc) sobre o tema.
Construção de textos e slides para apresentação do tema.
Apresentação dos trabalhados feitos.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será através da observação durante a realização das atividades e desempenho nas mesmas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário